Bem-vindo ao Hospital Dia de Formiga!
37 3321-2200 contato@hfor.com.br
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Loading...
813 Views
Entrópio (pálpebra invertida)

As pálpebras são importantes para a proteção ocular e evitam a evaporação das lágrimas. Por esta razão, é preciso visitar o oftalmologista regularmente para prevenir doenças e anomalias que prejudiquem as funções palpebrais. Um problema da região que pode causar sérios danos aos olhos se não for tratado a tempo é a popularmente chamada “pálpebra invertida”, ou entrópio.

O entrópio é a rotação da pálpebra para dentro. Esta inversão mantém os cílios em contato direto com a córnea. Resultado: olhos vermelhos, irritados, lacrimejamento e dificuldade de visão. O ectrópio, por sua vez, consiste na rotação da pálpebra para fora.

Nesse contexto, a pálpebra invertida causa um grande desconforto ocular e, na maioria dos casos,  uma cirurgia das pálpebras é a solução mais eficaz para esse problema.

O desenvolvimento dessas anomalias, geralmente é lento. Por esta razão, somente o exame oftalmológico é capaz de detectá-las em estágio inicial. Quando isso não acontece, o paciente só se dará conta que há algo errado nas bordas das pálpebras quando surgirem os sintomas:

• Irritação permanente nos olhos;

• Vermelhidão e lacrimejamento;

• Inflamação e infecção da córnea;

• Redução da acuidade visual;

• Diminuição da drenagem da lágrima;

• Secura dos olhos pelo mal-posicionamento das pálpebras.

Essa doença pode ser hereditária, pode ser consequência do envelhecimento, quando os músculos ficam mais frouxos, pós-cirurgia, trauma, queimaduras, tracoma e herpes zoster que ataca os olhos (HZO). Geralmente o entrópio afeta mais as pálpebras inferiores, mas não necessariamente ao mesmo tempo. O problema pode atingir apenas um olho. Sem tratamento, podem ocorrer sequelas na visão.

Hospital Dia de Formiga está disponível para realização de cirurgias eletivas. Contém inúmeras salas com excelente estrutura para atender a todos.

Newsletter

Assine a nossa Newsletter agora mesmo para se manter atualizado.

Open chat
1
Olá! Como podemos ajudar?